06 passos para despertar o empreendedor que existe em você

"O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização."  Dornelas

Com este artigo quero te incentivar a buscar seu talento empreendedor, seja para a vida profissional ou pessoal. Pode ser para abrir um negócio, fazer um curso, passar num concurso público, mudar de país ou para progredir na sua profissão. Nunca é tarde para ter uma atitude empreendedora!




Não me considerava um empreendedor. Talvez porque eu tivesse uma visão muito limitada sobre o assunto. Quando busquei me profissionalizar na área de gestão, comecei a perceber que era sim empreendedor, mas não sabia. Ou melhor, não havia tido acesso a uma educação que me ajudasse a desenvolver essa competência, mas fui atrás e fiquei maravilhado. A graduação, os cursos de atualização,  palestras, a experiência de gerir um negócio, os contatos com o SEBRAE e outras instituições de apoio às empresas, abriram um portal de desafios, oportunidades, conhecimento e novos horizontes a minha frente. 

Considero o brasileiro muito empreendedor e valente. Segundo o IBGE, 76% dos brasileiros gostariam de ter um negócio próprio e 52% acreditam que é possível isso acontecer nos próximos 5 anos.  Uma prova disso é que estamos, em 2018, atravessando uma tremenda recessão, índices alarmantes de desemprego, muitos fecharam as portas em 2015 e 2016, mas ainda estamos lutando. 

Vejo por onde passo, pequenos empresários se reinventando, ex-funcionários descobrindo novos talentos enquanto buscam recolocação, empresas abrindo e outras expandindo. O que pode nos ajudar é buscar a profissionalização, a educação financeira e tudo que puder ser aprendido e estudado na área em que escolhemos atuar e gerenciar.


A seguir veja 6 passos  para despertar o empreendedor que existe em você: 

1
Faça seu planejamento
Elabore um detalhado Plano de Negócios (ou um Planejamento de Vida), o qual deve conter a visão, missão, valores,  análise de forças, fraquezas, riscos e oportunidades, as metas, estratégias e o planejamento financeiro. Muitos ainda não sabem planejar. Se o fizer, estará um passo a frente. 
2
Tenha visão Sistêmica
Enxergar o todo. Não olhe somente para si. Pense no empreendimento como um todo e como ele poderá impactar positivamente a comunidade ao seu redor. Pense em excelência e sustentabilidade. Isso faz toda diferença.
3
Faça análise de mercado
Pesquisas, publicações especializadas, cursos, palestras, networking, conselhos, exemplos, estudos e mais estudos. Quanto mais se conhecer sobre o mercado, melhor será seu planejamento.
4
Treinamento e capacitação
Ter um plano de treinamento, capacitação e reciclagem contínuos. Existem cursos EAD, cursos gratuitos, e-books, existem muitas possibilidades. Busque as que mais lhe forem úteis e que possam ser certificadas, para aumentar suas competências e habilidades. Novos talentos poderão ser descobertos. 
5
Exerça liderança
Uma vez que existe um planejamento, é hora de fazer acontecer.  Chamar a responsabilidade para si. Usar a liderança para influenciar pessoas e alcançar as metas. Liderança não necessariamente é um dom, é uma competência que pode ser desenvolvida. Se não nasceu líder, torne-se um. Encare dificuldades como desafios e vença-os.
6
Inove
Visão de futuro, novos produtos, novas forma de trabalho, novas tendências, novos processos,  novos mercados e tudo isso alinhado ao e-commerce e a tecnologia disponível. Mudar sempre que necessário, mas fazer isso de forma contínua e organizada. Envolvendo sua equipe no processo de mudança.

Para finalizar, minha última recomendação é: 

Comece agora e um passo de cada vez. 

Um caderno, um editor de texto, uma planilha eletrônica, comece a tracejar o teu futuro. E se você já tem um plano, então não desista de colocá-lo em prática ou de persistir nele, mas agora com uma nova visão empreendedora. 

Sucesso empreendedores!

Alex Sá
Gestor Comercial

--

Fontes consultadas:

https://quickbooks.intuit.com/br/blog/infograficos/descubra-o-perfil-do-empreendedor-brasileiro

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 2ª edição - Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Comentários

  1. Parabéns pelo artigo. Muito inspirador. Empreender vai muito além de um CNPJ.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A nova pirâmide de necessidades

A importância do Gestor para o sucesso de uma empresa.

Foco no cliente. #sqn. Brasil perde R$401 Bi por mau atendimento